sexta-feira, 24 de setembro de 2010

paciência é uma virtude feminina?

nesses tempos modernos, corridos e egoisticos eu tenho pedido a deus muita paciência.

não sou uma pessoa esquentada ou irritadiça, mas por vários e diversos motivos tenho precisado respirar fundo, contar até 5 e soltar o ar beeem devagar.

também não sou uma pessoa de "pedir"... sou mais de agradecer. mas as vezes é importante solicitar uma mãozinha, não é mesmo?

enfim...
cá estou eu em portugal.
terra da paciência.
como esse blog ainda é indefinido e está acontecendo no meio dessa viagem, peço permissão para colocar uns pensamentos que parecem soltos, mas que para mim ainda fazem sentido.



na quarta feira visitei nazaré.
uma terra (como dizem aqui) com muitas lendas, mitos e mistérios.
a mais famosa é a do cavaleiro que quase caiu no abismo ao ser atraido por um veado, mas mas a que eu quero contar aqui tem a ver com mulheres, mar e... paciência!



hoje a mulher nazarenha é batalhadora, trabalha duro debaixo do sol forte vendendo frutos secos para a turistada que passa por lá. são muitas mulheres, senhoras de idade, na verdade, espalhadas pela cidade.
mas o que me chamou mesmo a atenção foi a roupa delas. todas usam roupas muito parecidas, e fui conversar para saber o significado daquilo.
acabei descobrindo que elas usam, até hoje, sete saias. uma por cima da outra. é bem verdade que as saias encurtaram, mas ainda estão lá representando a paciência e a dedicação das mulheres.

nos idos tempos, as mulheres de nazaré costumavam passar dias e dias na praia esperando seus filhos e maridos voltarem da pesca em alto mar. as sete saias serviam não só para contar os dias da semana que iam passando, as ondas do mar (de sete em sete ondas vinha uma rasa, quando o barco podia encalhar) mas também para elas se protegerem do frio. algumas saias cobriam as pernas e as outras elas levantavam para cobrir costas e ombros.


isso sim é paciência...
alguem conhece algum homem que seja ou tenha sido capaz de passar por uma dessas?




"será que é tempo que me falta pra perceber
será que temos esse tempo pra perder
e quem quer saber
a vida é tão rara"

Um comentário:

  1. paciência é o tempo que levamos para enterder o que acontece além de nós, além das nossas "capacidades". E quanto à isso, sim, nós mulheres, somos donas, entendedoras e usuárias desta virtude.

    ResponderExcluir